Afinal, o que é briefing?

Toda a vez que vamos começar um novo projeto, precisamos de informações que vão basear o trabalho a ser desenvolvido, e isso é o briefing.

O briefing é um documento que reúne todas as ideias que o cliente tem seja para criar uma identidade visual, campanhas de marketing, um site, vídeo, entre outros.

Podemos falar que o briefing seria como um manual de instruções para que toda a equipe siga o mesmo caminho e entregue o esperado pelo cliente.

Esse documento serve justamente para que a equipe de agências de publicidade trabalhem dentro de um direcionamento sólido. Isso é possível porque o briefing é construído diante das necessidades que o cliente deseja.

O briefing tem ainda o papel fundamental de tornar a execução mais ágil, já que entrega um diagnóstico completo do que será feito. Isso ajuda também na produtividade de toda a equipe.

Outras vantagens em ter um briefing são a organização de informações pois todos os dados estão na mão e é possível saber os pontos que merecem atenção. E a inspiração, por se tratar de documentos para uma agência de publicidade é necessária no processo de criação e o briefing é tipo uma luz no fim do túnel. Além disso as informações transmitidas pelo cliente são as melhores fontes para que você busque inspiração a fim de executar o seu trabalho.

Mas o que perguntar no briefing? Vamos listar pontos que vão direcionar as suas perguntas:

  1. Estabeleça as necessidades e expectativas dos Jobs
  2. Entenda quem são os concorrentes
  3. Defina questões técnicas (do produto em si)
  4. Referência visual ou inspirações dos clientes
  5. Qual é o público-alvo
  6. Valor de investimento
  7. Estimativa de entrega